A Câmara Legislativa criou um fórum de debate para fiscalizar licitações públicas do Poder Executivo local. A Frente Parlamentar das Compras Governamentais tem como objetivo ajudar o GDF a direcionar esforços na aquisição de bens e serviços do comércio local e é uma reivindicação dos setores locais.

A Frente protocolada na última semana tem como membros a deputada distrital Jaqueline Silva (PTB), como presidente, o deputado Rafael Prudente (MDB), vice, e Roosevelt Vilela (PSB), secretário. Eles servirão como interlocutores entre o setor produtivo local e o GDF.

“O GDF gasta milhões com compras de uniformes, alimentos, remédios e outros, e boa parte da verba não contribui para o desenvolvimento do DF. Precisamos fomentar o setor produtivo local, que perde mercado para grandes empresas de outros estados.”, explica a deputada Jaqueline Silva.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Walquiria Aires, conta que tem procurado o governo para tentar sensibilizar sobre o assunto e acredita que em 10 anos, caso a proposta de entrega gratuita se concretize, o setor no Distrito Federal receberia R$ 1 bilhão em investimentos.

Estamos tentando sensibilizar o governo para que esses recursos fiquem no DF. Ele quer comprar quites, o que significa 3 milhões de peças. Ele tem 14 milhões. Mas para comprar essa quantidade ele precisa de 135 milhões, se considerado os alunos de todas as faixas etárias”, explica a presidente. “São 340 mil desempregados e fortaleceria a economia. O governo tomando a atitude de doar [os uniformes], terá que fazer todos os anos. Se ele fizer isso vai fomentar os atacadistas do DF, aumentar emprego e aquecer a economia”.

Walquiria conta que a empregabilidade do setor é grande, pois mesmo pessoas com baixa escolaridade podem atuar como mão de obra especializada. Outro dado considerado importante para a presidente é que 95% dos empregados pela indústria do vestuário são mulheres, parte importante do número de desempregados do DF.

Fonte: Jornal Metrópoles

www.minhabrasiliadf.com

#minhabrasiliadf

Responder