Nas últimas semanas o tempo seco tem feito muita gente sofrer, em vários Estados do Brasil. Aqui em Brasília-DF, já são mais de 90 dias sem chuva, Setembro está sendo o mês mais seco, atingimos o clima desértico.  Na semana passada tivemos incríveis 8 % de unidade.

 

Por tanta para os adultos tem sido difícil, imagine  as crianças.

O organismo delas sente muito o ressecamento do ar, e daí vem tosse, irritação nos olhos, garganta seca, irritação na pele. Dados informam que nesse clima dobram as internações em pronto-socorros infantis.

Muitas mães comentaram com dicas preciosas.

Veja aqui algumas:

  • A Ana Paula, que tem um filho de 3 anos, contou que ele está sofrendo com uma tosse seca e nariz congestionado, e ela pretende comprar um umidificador.
  •  Alcione, que recomenda uma boa alimentação, com frutas e verduras, e a tradicional bacia de água no quarto.
  • Outra mamãe leitora está fazendo inalação duas vezes por dia para sua filha de 4 anos, que tem alergias severas. E evita passar vassoura em casa, preferindo o aspirador. Ela deu outra boa dica: evitar inseticidas e produtos de limpeza com cheiro forte e retirar tapetes, brinquedos e outros objetos que acumulam poeira.
  • Uma outra dica que apareceu é molhar algumas toalhas (até ficarem bem molhadas mesmo) e pendurar em vários lugares do quarto.

Seria bom acompanhar como a escola do seu filho está lidando com o tempo seco. Elas podem criar momentos para que a criança consuma mais líquidos, hidrate o nariz, entre outras preocupações, como reorganizar os horários de brincar livre.

Em várias escolas que conheço, brincar ao ar livre não está ficando de lado não, mas estão sendo tomados mais cuidados com os horários e sendo ampliadas as propostas de brincadeiras que envolvam água.

E os seus filhos? Como estão passando por esses dias de baixa umidade? O que você tem feito para hidratá-los e aliviar os sintomas? Nas escolas deles também está sendo diferente? Deixe aqui o seu comentário!

Responder